domingo, 19 de agosto de 2012

um rosto meu


Com a luz do espelho, ele se encara. Os olhos de calmaria sonolenta apontam para os cachos, nem tão longos e nem tão curtos, que se abraçam circularmente, despencando à procura de companhia. Eles conseguem tocar somente o início da testa, na qual repousa uma despreocupada e mínima ruga que, de tão superficial, parece nunca querer feri-la.
Dentre as travessas memórias do rosto, dos tempos de criança, vale mencionar a fenda horizontal abaixo do globo esquerdo e o borrão cicatrizado no canto da boca. Desenham o pouco do rosto que não é envolvido pela nuvem negra e indolente de pêlos. A unidade do conjunto escuro dava-lhe a sensação de personalidade própria. Uma elegância deselegante que atraía alguns do mesmo modo que repelia outros. O bigode, comprido como o de Dali, por vezes montava na boca, dominando-a.
O rosto foge do estático enquanto se observa. Esta é a parte que ele mais gosta. Uma cara sorridente esboçou uma certa preguiça acomodada. A boca se mexia artisticamente para esconder seu interior ao moldar as palavras imprecisas e vagas que soltava de vez em quando.
São apenas três, as pintas no conjunto todo. Duas estão dos lados, onde cada orelha surpreende seu macio lóbulo, lembrando-os de que ali poderiam perfeitamente estar as carinhosas e sensíveis joias de uma dama. A outra é uma perturbada ermitã na superfície reta do nariz. E digo que era tão solitária, que se fosse personagem de livro iria ser confundida com D.Quixote enquanto dava cambalhotas, nu, em seu retiro na Serra Morena.
Por fim, restou a região mais difícil. Os pêlos sobre os olhos formavam uma ponte quase completa, a não ser por alguns fios que faltavam. Mas com cara de bravo, qualquer um poderia se aventurar a passar por ali. Agora, os espiões, que mais enxergam que são enxergados, passavam a sensação de que evitavam a eles mesmos. Eram escorregadios, procurando se esconder atrás de uma muralha de pálpebras de pedra, que o rapaz lutava para não prevalecerem. Vencedoras, apagou a luz e foi dormir.

Nenhum comentário: